quarta-feira, 29 de outubro de 2008

SOCORRO!!! O que eu faço agora?!


Você entra num elevador com aquele perfume de gambá horrível e faz uma mulher desmaiar ao seu lado. Não tem mais ninguém, só você e a vítima. E AGORA?! O QUE EU FAÇO? Quando uma pessoa desmaia, o que nós devemos fazer? O que você acha:


A) Dar uns pontapés, uns tapas, jogar um balde de água para a pessoa acordar
B) Fazer uma respiração boca-a-boca
C) Forçar a ficar de pé
D) Encher um copo de água e forçar a vítima beber

Se você respondeu a letra “A”, muito bem: você errou! Se respondeu a letra “B”, muito bem: você errou! Se você respondeu a “C” ou a “D”, maravilha: você errou de novo! Se você agir conforme as opções acima, você vai é acabar matando o coitado ao invés de ajudar!!

PORTANTO, preste muita atenção!! Isso é muito importante! Vamos lá:

PRIMEIRO: a primeiríssima coisa que tem que fazer quando a pessoa desmaia é pegar ela, evitar que ela caia com violência no chão. Se você se afastar e não evitar a queda, a vítima pode bater a cabeça no chão, pode morder a língua, se machucar bastante, pois na hora que ela cai ela perde a consciência e não tem como ela evitar a queda. Portanto, ela cai de qualquer jeito e isso é extremamente perigoso! Logo: segure ela, não deixe cair!


SEGUNDO: Veja se ela respira ou tem pulso. Você deve deitar a pessoa e erguer as pernas dela de 20 a 30 centímetros. Isso fará com que o sangue passe a circular melhor, indo para a cabeça, que deverá estar também abaixo do nível do peito, do coração. Se não for possível deitar a pessoa (por exemplo, o local é estreito), deve fazê-la sentar de forma inclinada, pondo a cabeça dela entre os joelhos dela.


TERCEIRO: deixa a cabeça de lado, de modo que a língua não atrapalhe a passagem do ar. Isso é muito importante também, evite que a pessoa “engula” a própria língua. Ela estará inconsciente, não tem controle de nada.

Bom, esses foram os importantes procedimentos a tomar quando ocorre essa situação. Veja na próxima postagem: O que eu faço quando ela acordar? O que é o desmaio? E se eu for desmaiar, o que eu faço!



Nenhum comentário: