terça-feira, 7 de outubro de 2008

O que são bolsas de valores? (parte 2)


“... investir na bolsa é como ‘brincar de banco imobiliário’. Tem que ter estratégia e investir na coisa certa. Ninguém te garante que o preço da ação suba... ou que alguém a compre...”
Muito bem, falamos no outro post sobre a bolsa de valores. Começamos vendo o que são ações empresarias e por aí fomos. É claro: tudo numa linguagem mais simples e mais atrativa para você, sem lero-lero e blá blá blá. Vamos continuar então nossa viagem pelas bolsas de valores.

2º COISA: O Jogo


Vimos que as bolsas de valores funcionam como um camelódromo “chique”: é gente gritando pra lá, gritando pra cá, vendendo e comprando ações empresarias. Bom, vamos detalhar melhor esse processo agora.

Você pode investir na bolsa e obter lucros (ou não). Parece mais um joguinho de banco imobiliário, é bem interessante, a coisa é real. As ações (pedaços de empresas) possuem seu valor, seu preço, que obviamente aumenta e diminui. Você pode, assim, comprar uma ação por 30 reais e esperar o preço dela aumentar para 70, por exemplo, vendendo por 70 e lucrando 40 reais. Não é bacana? Mas ninguém te garante que o preço vai subir. Você pode comprar uma ação por 30 e o preço dele cai pra 20 e não subir mais, ou o preço sobe pra 100 reais mas ninguém compra. Portanto é um negócio que tem que ter muito jogo de cintura, muita estratégia.
Se você investir na sua ação, ou seja, na sua fatia de empresa, você também pode lucrar mas aí o lucro é a longo prazo, ou seja, vai demorar pra ganhar o dinheiro. O lance é comprar ações na hora certa e vender, tudo isso com muita estratégia. Você pode ganhar dinheiro da noite pro dia... ou perder tudo...


Quando o preço das ações das 100 empresas mais destacadas sobem a bolsa “fecha” em alta, com tantos por cento positivo. Quando o preço das ações caem é um mal sinal e a bolsa termina o dia em queda. Por isso que todo dia aparece nos noticiários “Bovespa em alta, Bovespa em queda...”. Em alta significa que as ações foram valorizadas, ou seja: você é dono de uma loja e seus produtos são valorizados, então você aumenta o preço para lucrar mais. Em queda, é tudo isso ao contrário: as ações não foram valorizadas.

Acredito que no próximo post já vou falar sobre a crise econômica dos Estados Unidos. Não perca! Se sintonize, se atualize com o mundo! Aqui no VB a gente deixa isso de uma forma mais clara e interessante. Até mais!