terça-feira, 5 de agosto de 2008

Como funciona a bússola?



Uma grande contribuição dos chineses foi a invenção da bússola. Você sabe realmente como funciona a bússola? Bem, vamos lá!

No Princípio...

Em 2000 a.c (acho que você não era nascido, hehe) os chineses descobriram o ímã natural (pedras com qualidades magnéticas) e mais tarde construíram a bússola, que é espalhada para o resto da Europa. Esse instrumento foi de extrema importância para os Descobrimentos, para a época das Grandes Navegações, época em que a América foi descoberta, época que o nosso amigo Cristóvão Colombo morreu no continente americano pensando que era a Índia (acho que vou falar disso no próximo post).

Como funciona?

A bússola tem uma agulha, que é praticamente um ímã, com dois pólos definidos: o norte, geralmente pintado de vermelho, e o sul, em preto. É essa agulha que indica a direção, mas como isso? Bom, vamos falar um pouco do nosso planeta e simplificar as coisas:

1.1 - A Terra é um ímã: o nosso planeta se comporta como um ímã, ela tem o campo gravitacional (a gravidade) mas tem também o campo magnético: desse jeito, se comporta como um ímã. Agora vem a jogada mais importante: eu posso dizer que a Terra tem 4 pólos. Quatro? Isso mesmo, tem 4.

1.2 – Os pólos da Terra: temos o pólo sul geográfico e o pólo norte geográfico. Esses dois pólos são os que nós conhecemos: se pegar o mapa múndi, o pólo sul fica embaixo e o pólo norte em cima. Agora, nós temos o pólo sul magnético e o pólo norte magnético. Olhando o mapa múndi, o pólo sul magnético fica em cima e o pólo norte magnético fica embaixo.

1.3 – Conclusão: O sul magnético fica no norte geográfico e o norte magnético fica no sul geográfico. Ou seja: na geografia, a Terra tem o pólo sul embaixo e o pólo norte em cima. Em termos magnéticos, a Terra tem o pólo sul em cima e o pólo norte embaixo.

1.4 – Para entender o funcionamento da bússola, temos que considerar a Terra com os pólos magnéticos.

2 – O funcionamento:

Acabou, agora é só pensar: a bússola é um ímã e a Terra é um ímã. O que acontece quando você deixa perto dois ímãs? Os pólos opostos se atraem! Logo, a parte norte da agulha da bússola se atrai ao pólo sul magnético da Terra, que na verdade é o pólo norte geográfico. Logo, a parte norte da bússola aponta para o pólo norte geográfico da Terra. Veja a imagem abaixo, ela explica muito bem o que eu acabei de escrever: em preto, os pólos geográficos; em branco, os magnéticos, para quem a bússola aponta com o pólo oposto.

A bússola vai apontar aproximadamente para ao norte geográfico da Terra, com um desvio: aí envolve algumas questões que não quero aprofundar. Quem quiser, basta comentar: eu posso fazer depois algum post de eletromagnetismo e com outras curiosidades se alguém quiser e eu só vou saber se alguém comentar. Se ninguém comentar, eu sigo adiante nas postagens, ok

ATENÇÃO: se você não entendeu bulhufas (não entendeu nada) ou quer tentar entender de um jeito mais simples, eu atualizei essa postagem. Basta: