domingo, 27 de julho de 2008

O que é sono?

Dormir faz a gente crescer?
Existe dia para comemorar o sono?
Qual foi o tempo máximo que uma pessoa ficou sem dormir?
Qual a melhor forma de acordar alguém?

Essas e outras perguntas serão respondidas nesse post. Confira abaixo:


Você já parou para se perguntar “o que é sono”? Quando falamos em sono logo associamos a “estado de repouso completo”. Na verdade, o sono é um ciclo, composto de pelo menos 5 estágios (etapas). Cada ciclo de sono tem a duração de 90 minutos, que podem repetir 4 ou 5 vezes. Você vai entender melhor agora:

O sono NREM é dividido em 4 etapas:

1º Etapa: o 1º estágio é uma sonolência que dura, em média, 5 minutos. Você se deita pra dormir e adormece... sensações de vagueio, pensamentos incertos, lenta contração e dilatação da pupila: é o que você sente agora. Perde-se os sentidos nessa ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato. A forma mais eficaz de acordar alguém é com o tato: a sensibilidade é maior, ele é o “vigia” do corpo adormecido.

2º Etapa: você já está dormindo, mas não profundamente. Dura cerca de 5 a 15 minutos. O despertar pelo tato ou audição já se tornam mais difíceis, comparando com o estágio 1. Aqui já aparece os sonhos.

3º e 4º Etapas: o que muda da 3º para a 4º é justamente a dificuldade de acordar. A pessoa na etapa 4 tem um sono mais profundo do que a etapa 3.

RESUMINDO: o sono tem 4 estágios. A cada estágio, mais profundo fica, mais difícil é acordar a pessoa.

O estágio 3 dura de 15 a 20 minutos e o estágio 4 dura 40 minutos. Depois, a pessoa retorna ao 3º estágio, depois vai para o 2º... ela não fica o tempo todo no 4º estágio: as etapas variam durante o sono, como realmente um ciclo.

No sono NREM ocorre a produção de proteínas, o crescimento e o reparo de células, além da secreção do hormônio do crescimento (por isso nós crescemos quando dormimos).

Após o NREM temos o sono mais profundo, o REM. Nesse estágio há muita atividade cerebral. Representa de 20% a 25% do tempo total de sono.

Conclusão: se você pensava que no sono você não “trabalha” estás enganado. Existe bastante atividade no seu organismo sim. Você tem que se aquecer, respirar, produzir proteínas e hormônios...

Quem dorme mais?

Os bebês dormem muito mais que os idosos. Veja abaixo a tabela:

De 0 anos a 3 anos: mais de 10 horas de sono;
De 4 anos a 6 anos: em media 10 horas de sono;
De 7 anos a 8 anos: em media 9 horas de sono;
De 9 anos a 14 anos: em media 8 horas de sono;
De 15 anos a 16 anos: em media 7 horas de sono;
De 17 anos a 50 anos: em media 6 horas de sono;
De 51 anos a x anos: Podem dormir menos de 6 horas, havendo variações.

Qual o tempo de sono?

Os especialistas recomendam 8 horas de sono. Mas há variações: tem gente que dorme 4 horas, tem outras que precisam de 9 horas e por aí vai. O maior tempo que uma pessoa conseguiu ficar sem dormir foi 11 dias. Veja como o sono é importante.

O dia do sono!?

É isso mesmo! Existe dia até para o sono, que é comemorado em 23 de março.

Para você dormir legal:

# Não beba antes de dormir, desligue a televisão, não coma alimentos “pesados”, com digestão difícil;

# Durma e acorde sempre no mesmo horário: deixe seu organismo se acostumar com o horário;

# Atividade física beneficia o sono se for feita antes de 4 horas de dormir;