quarta-feira, 30 de julho de 2008

Jogos Olímpicos 2008

Faltam 8 dias para os Jogos Olímpicos. Então, o que acha de saber um pouco mais sobre isso?

O que são os Jogos Olímpicos?

Os Jogos Olímpicos, também conhecidos como Olimpíadas, compõem um evento esportivo que ocorre a cada quatro anos, após o período da olimpíada, e que reúne atletas de quase todos os países do mundo para competirem em várias categorias de esporte, como por exemplo, o atletismo, a natação ou a ginástica. Aos três primeiros classificados de cada prova são atribuídas medalhas de ouro (primeiro classificado), prata (segundo classificado) e bronze (terceiro classificado). O período decorrido entre duas edições dos Jogos Olímpicos chama-se Olimpíada.

Modalidades olímpicas

Existem centenas de esportes e nem todos podem ser considerados como modalidades olímpicas, pelo que se encontrou um termo que permite selecionar os que terão lugar nos Jogos Olímpicos. Atualmente, para um esporte ser considerado Olímpico tem que ser praticado por homens em pelo menos 75 países e em quatro continentes, e por mulheres em pelo menos 40 países e em três continentes.
Nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 foram disputadas 29 modalidades olímpicas: handebol, atletismo, badminton, beisebol, basquetebol, boxe, canoagem, ciclismo, hipismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hóquei em campo, judô, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, softbol, tiro, tiro com arco, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, vela, voleibol e lutas (greco-romana e livre).
Por sua vez, muitos dos esportes olímpicos subdividem-se em duas ou mais disciplinas, existindo ainda competições separadas para homens e mulheres.

Símbolos olímpicos

A bandeira = A bandeira olímpica é branca com cinco anéis entrelaçados. Foi idealizada por Barão de Coubertin, em 1913. Os anéis representam os continentes (Europa, Ásia, África - preto - Oceania e América). Com as cinco cores podem ser compostas grande parte das bandeiras do mundo. Ao criar o símbolo dos jogos, as cidades devem usar os anéis misturados a outros elementos. A bandeira traz também o lema olímpico "Citius, altius, fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte), idealizado por um monge francês chamado Didon, amigo do Barão de Coubertin, em 1890.

A chama olímpica = A chama olímpica é outro dos símbolos dos Jogos Olímpicos. Segundo a lenda Prometeu teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais.

As mascotes olímpicas = Inicialmente criadas para simbolizar a ligação entre o local de realização e os jogos Olímpicos, as mascotes se tornaram uma das maiores fontes de receita para as Olimpíadas. Neste ano, Pequim criou em grande estilo cinco figuras que servirão para identificar visualmente o evento: Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini. Os "Fuwa", como foram chamados, ganharam até vídeo oficial de apresentação ( http://br.youtube.com/watch?v=sdFtSJfmBzM ) e desenho animado num mega esquema promocional jamais visto antes para os bichinhos olímpicos. “Fuwa” quer dizer "Crianças de boa sorte”.
O juramento = Os gregos faziam uma oração no templo de Zeus para que as competições fossem justas. Atualmente, os atletas prometem, no juramento, honra, boa vontade e esportividade. Com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas, em 1920 a expressão "honrar o nosso país" foi trocada por "honrar a nossa equipe".

Tinah