domingo, 29 de junho de 2008

O Som (parte II). Afinal, o que ele é???





Você já se perguntou o que é som? E então o que é luz? Sabia que eles possuem uma semelhança importante? Bem, vamos lá então, matar suas curiosidades: é um assunto bacana, que eu gosto de trabalhar.
Afinal, o que é som?Som é uma ONDA (1º e 2º fotos). Onda? Isso mesmo, uma ondinha... É uma onda invisível que se propaga em vários meios (sólidos, líquidos, gasosos). Quando você fala sai da sua boca uma onda invisível que vai para todos os lados. Daí vem a denominação “ondas sonoras”.
E o que é onda sonora?A onda é a propagação de energia. Pode ser no ar, no chão, nos líquidos... O som é uma onda mecânica: é o tipo de onda que não se propaga no vácuo, ou seja, não se propaga onde não existe ar. Portanto, você está lembrado de filmes do espaço, onde naves atiram laisers contra naves? Não há barulho de laiser se chocando com nave: é tudo em silêncio por que no espaço não há som pois não há ar. Portanto, os sons que você ouve, na real, não existem.
Características das ondas sonoras
O som é uma onda: logo ele pode se refletir e ser absorvido por materiais. As pessoas absorvem som; por outro lado madeira, vidro e piso refletem o som. Se você estiver num ambiente vazio, sem nenhuma pessoa (só você, óbivio) o som será diferente se o lugar estiver cheio de gente. Por isso os estúdios de gravação são revestidos de matérias que absorvem o som: é exatamente para evitar sua reflexão. Nós chamamos a reflexão da onda sonora de reverberação.
Abaixa o som, criatura!!
Se você já gritou para alguém “abaixa esse som, aumenta o som aee mané!” você disse errado! Está errado falar “aumentar/baixar o som”. O certo é “enfraquece/fortalece o som”. Ou pode falar “aumenta/abaixa o volume”. É que a onda sonora tem intensidade: quanto maior a força do som, maior o volume. Aumentar o volume é deixar o som mais forte (por isso que as pilhas de mp3 acabam mais rápido quando você ouve nos volumes altos: gasta mais energia para deixar o som mais forte). Viu? Outro problema do volume alto é gastar mais bateria. Você se lembra do post “O Som”?
Agudos?? Graves??
O som é uma onda (é a trocentésima vez que repito isso meus amigos, mas acho necessário) e como toda a onda: tem os pontos baixos e os pontos altos, tem a hora que sobe e a hora que desce... Os pontos altos se chamam “crista” e os baixos “vales”. Agora muita atenção, muita “hora nessa calma” (tá tá, calma nessa hora). Não é tão simples de entender isso:
Tipos de sons: imagine como seria o som de um violino desafinado tocado por um cara que nem sabe as notas musicais? O som seria realmente “agudo”, “estridente”, não? Ou imagine então você caminhando no centro e passa um daqueles carros “tunados” com caixas de som potentes com volume máximo, saindo aquele “tum-tu-tum” (a música está resumida a “tum-tu-tum”) e tremendo o chão? esse som seria “grave”, “pesado”.
Nós chamamos isso de freqüência, que é medida em Hertz (Hz).
1º Freqüência é o número de cristas que passam num momento durante uma unidade de tempo
2º Quanto maior a frequência, mais alto é o som: mais agudo será
3º Quanto menos a frequencia, mais baixo é o som: mais grave será

Por isso, dizemos que o som é baixo quando é grave e dizemos que é alto quando é agudo. Portanto, abaixar o som é deixá-lo mais grave e aumentar o som é deixá-lo mais agudo.

Quem chega primeiro??
Se você botar o cara com o violino desafinado a tocar e a caixa de som, tudo no mesmo volume, qual som vai mais longe?? Resposta: o mais grave, a caixa de som. De mais longe você só escutará o som mais grave pois ele tem mais força que o agudo. Outro exemplo bem pratico: está tendo um show a céu aberto: de longe, você só escuta os sons graves, não é?
E a luz?A luz também é uma onda, só que ela não é mecânica como o som: ela é eletromagnética. Isso eu falo outra hora... (“VB: + curiosidade pra você, heheh). Brincadeira, é que agora estou sem tempo e depois faço uma série de posts sobre a luz (é muito legal).

Velocidade do som (média):no ar: 346 m/s;
na água: 1498 m/s;
no ferro: 5200;
no vidro: 4540 m/s

Talvez eu fale um pouco do objeto que a 3º foto mostra, a famosa mesa de som... Você acha complicado demais? Bem, o fundamento não é... Que tal aprender como a coisa funciona na sua essência? Veja aqui, nas próximas postagens do VB! (talvez eu fale, talvez...) Aqui é mais interessante!