quarta-feira, 11 de junho de 2008

Dia dos Namorados!

Você sabe de onde surgiu o Dia dos Namorados?

Existem diferentes versões sobre a origem do dia dos namorados:

♥É bem provável que a festa dos namorados tenha sua origem em um festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagavam próximos às casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo. Coitadas das moças..

♥O dia da festa se transformou no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentine’s Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimônio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava sua execução, o bispo Valentine se apaixonou pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou sua visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês "From your Valentine". Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado em 14 de fevereiro.

♥O feriado romântico ou o dia dos namorados judaico: desde tempos bíblicos, o 15º dia do mês hebreu de Av tem sido celebrado como o Feriado do Amor e do Afeto. Em Israel, tornou-se o feriado das flores, porque neste dia é costume dar flores de presente a quem se ama. Previamente, era permitido às pessoas só se casar com pessoas da sua própria tribo. De certo modo, era um pouco semelhante ao velho sistema de castas na Índia. O 15 de Av se tornou o Feriado de Amor, um feriado judeu reconhecido durante os dias do Segundo Templo. Em tempos bíblicos, o Feriado do Amor era celebrado com tochas e fogueiras. Hoje em dia, em Israel, é costume enviar flores a quem se ama ou para os parentes mais íntimos. A significação e a importância do feriado aumentaram em anos recentes. Canções românticas são tocadas no rádio e festas 'Feriado do Amor' são celebrados à noite, em todo o país.

♥No Brasil, a gênese da data é menos romântica. Alguns a atribuem a uma promoção pioneira da loja Clipper, realizada em São Paulo em 1948. Outros dizem que o Dia dos Namorados foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, que criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor". A intenção de Dória era criar o equivalente brasileiro ao Valentine's Day - o Dia dos Namorados realizado nos Estados Unidos. É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época em que o comércio de presentes não fica tão intenso. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes, que desde aquela época, o Brasil inteiro comemora anualmente a data. Outra versão reverencia a véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Quando é comemorado?

Na maioria dos países, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro. No Brasil, a data escolhida é 12 de junho.

Quais são os símbolos do Dia dos Namorados?

♥Coração = antigamente acreditava-se que o coração era a fonte das emoções. Depois, ele passou a ser associado unicamente ao amor. Mas hoje sabemos que o coração é, basicamente, o órgão que mantém o sangue circulando por nossos corpos.

♥Rosas vermelhas = acredita-se que eram as flores favoritas de Vênus, a deusa romana do amor. Além disso, a cor vermelha representa sentimentos fortes.

♥Renda = usada antigamente para fazer os lenços das mulheres. Há centenas de anos, se uma mulher deixasse seu lenço cair, um homem poderia pegá-lo para ela. Algumas vezes, se a mulher estivesse interessada em um determinado homem, ela poderia intencionalmente derrubar seu lenço para encorajá-lo. Então, as pessoas começaram a pensar em romance quando se lembravam de seda.

♥Laços de amor = têm uma série de curvas e arcos entrelaçados, sem começo nem fim. Como um símbolo do amor eterno, os laços de amor eram feitos com fitas ou desenhados em um papel.

♥Pombos = conhecidos como "pássaros do amor" porque andam em pares e estão sempre bem próximos um do outro, como os namorados fazem. Os pombos são símbolos de lealdade e de amor porque os casais ficam juntos pela vida inteira e cuidam de suas crias juntos.
Você sabia?Curiosidades sobre o Dia dos Namorados

♥Há centenas de anos, na Inglaterra, crianças se vestiam como adultos no Dia dos Namorados e andavam de porta em porta entoando canções. No País de Gales, colheres de madeira, entalhadas em formato de chave, fechadura e coração, eram dadas de presente.

♥A entrega de flores no Dia dos Namorados provavelmente vem desde o início dos anos 1700, quando Charles II da Suécia trouxe para a Europa a poesia persa chamada "a linguagem das flores". Ao longo do século XVIII, textos sobre flores foram publicados, permitindo que fossem contados segredos sobre lírios ou violetas. Além disso, muitas conversas giravam em torno de buquês de flores. Quanto mais populares as flores se tornavam, mais tradições e significados foram sendo associados a elas.

♥A rosa, que representa o amor, provavelmente é a única flor que tem um significado universal. A rosa vermelha ainda é a flor mais comprada pelos homens para suas namoradas. Atualmente, tornou-se costume as pessoas comprarem a flor preferida de seus namorados ao invés de, automaticamente, escolherem as rosas. Algumas das flores favoritas para o Dia dos Namorados são as tulipas, os lírios, as margaridas e os cravos.

♥Entre os antigos presentes de Dia dos Namorados estão os doces, normalmente chocolates, entregues em caixas em formato de coração. Algumas fábricas de chocolates finos fizeram que chocolates de alta qualidade, com formatos artísticos e em embrulhos elegantes, se tornassem um presente tradicional no Dia dos Namorados.

♥Acredita-se que o primeiro cartão de Dia dos Namorados tenha sido escrito pelo prisioneiro Charles, o Duque de Orleans, em 1415. Dizem que ele passava o tempo escrevendo versos românticos para sua mulher. No século XVI, os cartões já eram populares.
♥Cerca de 85% de todos os cartões do Dia dos Namorados são comprados por mulheres. Além de cartões, milhões de caixas de chocolates e buquês de rosas são comprados (principalmente por homens).
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a origem deste dia! bom resto de semana para vocês!

Tinah