domingo, 22 de junho de 2008

Barulho e audição




A 3º maior poluição do mundo é a sonora. Quem assiste tv ou ouve rádio em volume alto corre riscos de ter algum grau de surdez. As lesões podem ocorrer após exposição rápida ou prolongada ao ruído. O ideal é procurar se manter afastado das fontes de ruído. Portanto, você aí que tem seu mp3, mp4, i-pod, i-pobre, seja lá o que seja: não abuse do volume, pois o abuso do som acarretará em problemas de audição no futuro.
O problema dos fones de ouvido:
"Com os fones pequenos, o som entra sem dispersões no meato, que é o canal que leva até o tímpano. Chegando lá, passa para o ouvido médio, onde há três ossículos que ampliam o som e o levam para a orelha interna. É ela que transforma o impulso sonoro em impulso elétrico e o manda para o cérebro. Se, durante este trajeto, alguma célula sensorial morrer, o transporte dos impulsos será prejudicado e a pessoa vai, aos poucos, perdendo a audição." (Talita Borelli, fonoaudióloga da Unifesp – para o “Guia da Semana”)
Quanto tempo leva para se notar a perda de audição??
A perda de audição depende da freqüência da exposição, do volume e do tipo de fone: logo, não existe um tempo específico para se notar a perda de audição. Por causa dos fones de ouvido, perde-se primeiro a sensibilidade dos sons agudos (altas freqüências) e depois os graves (baixas freqüências). O mais comum é a perda temporária da audição, que é um zunido no ouvido, mas volta ao normal depois de, aproximadamente, 24 horas.
É só o mp3, mp4??
Claro que o problema não é só o que ouvimos dentro de casa, dos nossos aparelhos. Em certas regiões de cidades grandes as medições mostram índices elevados, chegando a 90 decibéis, onde o nível máximo permitido é de 55 decibéis durante o dia e de 50 decibéis à noite. Nessa intensidade, após quatro horas diárias de exposição, uma pessoa terá sua capacidade auditiva afetada. Quem mora perto de lugares barulhentos, por exemplo próximos a estações de trem, metrô ou aeroportos, tem-se a solução de usar materiais isolantes como revestimento de paredes e vidros especiais nas janelas. Para quem trabalha em locais barulhentos (fábricas, por exemplo) é bom usar equipamento de proteção.

Quanto tempo eu posso me expor??
O tempo depende da intensidade. Volume mais alto, menos tempo. Até 85 decibéis é permitida uma exposição de 8 horas diárias, sem prejuízo. Com o ruído atingindo 90 decibéis, o tempo de exposição cai pela metade, 4 horas. Com 95 decibéis, esse tempo diminui para 2 horas e acima de 110 decibéis, apenas 15 minutos. A partir de 130 decibéis, a pessoa exposta já sente dor.
Onde entra a audiometria?
É ideal a descoberta precoce da perda de audição, mas só é possível com exames como a audiometria, que podem ser feitos uma vez por ano. Para as pessoas que trabalham em locais barulhentos é ideal fazerem a audiometria de seis em seis meses. Existem tratamentos medicamentosos e até mesmo cirúrgicos que podem amenizar o problema.