quarta-feira, 28 de maio de 2008

Iogurte


Qual é a origem do iogurte?
A origem do iogurte ainda não é totalmente conhecida, mas há vários episódios, espalhados pelo mundo, que podem estar na base do seu aparecimento na antiguidade.

Período do Neolítico = Durante este período, os pastores começaram a domesticar animais mamíferos e a utilizar o seu leite como alimento. Não se sabe quais foram os primeiros animais domesticados, mas tudo indica que tenham sido os camelos, búfalos, cabras, ovelhas ou vacas. O leite destes animais era armazenado em marmitas de barro à temperatura ambiente, o que, conjugado com o clima do deserto, cujas temperaturas chegavam a atingir os 43ºC, criava as condições ideais para que o leite fermentasse, produzindo um rudimentar tipo de iogurte.

Desertos da Turquia = Os pastores armazenavam o leite fresco em bolas feitas de pele de cabra. Os sacos colocavam-se atados nos camelos e o calor do seu corpo, em contato com aqueles, propiciava a multiplicação de bactérias ácidas. Várias horas depois, quando os pastores se preparavam para beber o leite, encontravam uma massa semi-sólida e coagulada: o leite acabara de converter-se em iogurte, o que os pastores consideravam delicioso. Uma vez consumido o fermento lácteo contido naquelas bolsas, estas voltavam a ser cheias de leite fresco que, devido aos resíduos precedentes, se transformava novamente em leite fermentado.

Balcãs = Outras indicações dão conta de que o iogurte possa ter aparecido junto dos antigos povos nômades dos Balcãs e, também, nas zonas de estepes da Ásia Central.

Como ele é fabricado?

O iogurte é produzido a partir da ação de uma cultura mista e em igual proporção dos microorganismos Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Essas bactérias consomem a lactose, o açúcar do leite, para obterem energia e em compensação eliminam o ácido lático que coalha o leite. O leite coalhado preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose, sendo então um alimento de mais fácil digestão que o leite.

O que o iogurte pode me oferecer?

Os iogurtes são importantes fontes de proteínas, cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do Complexo B.
- As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

- O cálcio é um mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.

- O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

- A vitamina A tem papel fundamental na saúde da visão e da pele. É uma vitamina que restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.

- As vitaminas do complexo B participam do metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos, têm papel importante na produção de energia, oxigenação das células, produção de neurotransmissores e funções neurológicas normais.

O que preciso saber sobre o consumo do iogurte

Em situações normais, o iogurte pode ser consumido ao almoço, ao lanche da manhã ou da tarde e à ceia. Deve evitar-se substituir a fruta fresca pelo consumo de iogurte como sobremesa. Não se esqueça de respeitar sempre o prazo de validade dos iogurtes.

No iogurte, a lactose, açúcar do leite, já foi fermentada pelas bactérias e, por isso, indivíduos com intolerância à lactose podem consumir iogurtes sem que este lhes cause desconforto ou transtornos gastrointestinais. Assim, surge como uma boa alternativa a quem não gosta ou não tolera leite.

Espero que tenham gostado do post! Consegui organizar meus horários e tudo mais, então já está certo que toda quarta-feira eu postarei. Talvez poste mais de uma vez por semana, mas isso ainda não está confirmado..O próximo post será sobre Bebida Láctea. Bebida láctea NÃO é a mesma coisa que iogurte!
Tinah


Gostou do Vinic Blog? Então vote! É muito simples! Basta clicar no selo abaixo e escolher quantas estrelas quer nos dar. Contamos com você!

Obrigada por todos que tem nos ajudado a subir no ranking do Vickys Top Blog!