domingo, 4 de maio de 2008


Hoje resolvi postar algumas poesias de Mário Quintana. Eu particulamente gosto de algumas delas (não concordo com todas as poesias do Quintana mas tem algumas, em especial, que me fazem refletir). Leia você também, acredito que vai gostar...
Poeminha do Contra (o que mais gosto e que é muito conhecido)
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
"Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação"
"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem."


"Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira: nada se perde, tudo muda de dono."
[O Trágico Dilema]
Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.
"Às vezes a gente pensa que está dizendo bobagens e está fazendo poesia."
"O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente..."
"Não tem porque interpretar um poema. O poema já é uma interpretação."
"O ruim dos filmes de Far West é que os tiroteios acordam a gente no melhor do sono."
"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."
"Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais: o excesso de gente impede de ver as pessoas..."
"O mais feroz dos animais domésticos é o relógio de parede: conheço um que já devorou três gerações da minha família."
"Despertador é bom para a gente se virar para o outro lado e dormir de novo."
Biografia
"Era um grande nome - ora que dúvida! Uma verdadeira glória. Um dia adoeceu, morreu, virou rua... E continuaram a pisar em cima dele."


***************************************
Então? Você sabe a diferença entre "poema" e "poesia"? Ou sempre pensou que são tudo a mesma coisa? Eu ia deixar essa pergunta para a semana que vem, para o próximo post, mas resolvi responder agora, até porque é algo interessante.
1º) Poesia pode ser o coletivo de poema, ou seja: podemos falar "gosto dos poemas do Quintana" ou "gosto da poesia do Quintana"
2º) Poesia é o conteúdo, a idéia; o poema é a forma com que as palavras estão arranjadas, é o texto.
*************************************
Comente mandando sugestões e perguntas para o VB! Participe! Não sabe o quanto nos ajuda com isso!
Até segunda (dia 12) mais posts bacanas para você! Até mais.