domingo, 11 de maio de 2008

Dia das Mães! (1ºParte)


Fonte da foto: www.marinanazare.blogger.com.br

2º domingo de maio é o dia em que damos presentes e demonstrações de carinho para nossas maravilhosas mamães. Mas o que pouca gente sabe é de onde veio essa data... Tá, você sabe quem inventou, como surgiu o dia das mães? Bem, vamos dar uma viajada pelas páginas da história:

Grécia Antiga

Na Grécia Antiga podemos encontrar os primeiros indícios da comemoração dessa data. Os gregos homenageavam a deusa Rea, que era considerada a mãe de todos os deuses. Aí eles faziam ofertas e ofereciam presentes para essa deusa.

Algo semelhante acontecia na Roma Antiga: eles eram politeístas, acreditavam numa “coletânea” de deuses. Mas a festa desses camaradas durava 3 dias e era em homenagem a mãe dos deuses deles: Cibele.

Inglaterra

No séc XVII, a Inglaterra separou o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era o "Mothering Day" e foi criado, a partir daí, um bolo para as mães chamado mothering cake (que chisk, não?) para tornar o dia mais festivo.