terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Cores são ilusões (filosófico, não?)

Muito bem, minha gente! Na última postagem fiquei falando mais de mim do que não sei o quê, mas a partir de agora eu inicio as postagens do novo VinicBlog: "Leia coisas interessantes"!.
Hoje, o tema é "cores são ilusões" e depois de eu explicar você vai concordar comigo. (Pare de enrolar rapaz! Comece logo!)
Veja uma coisita: Sabe por que se você iluminar a maçã com uma luz qualquer (menos a vermelha), você vê ela da cor preta? (Como isso é possível, rapaz!!?)

Nós vamos entrar agora no mundo da óptica geométrica, uma parte da física muito maneira. Vamos lá!
#########


1} A Luz
A luz é uma onda eletromagnética: se propaga no vácuo (lugar onde não tem ar). A luz branca é a mistura de TODAS as cores. Se você pegar, por exemplo, um disco com as cores do arco-íris e girar rapidamente o disco fica branco. Até aí ok?
Para você enxergar alguma coisa, você precisa de luz (ah, sério!? Que novidade!). Vamos ver a seguinte situação:

Beltrides entra no seu quarto. Tá de noite, o quarto tá escuro e ela, logicamente, liga a lâmpada. Até ela enxergar que o Totozites (seu cachorro que está durmindo no tapete) é verde (sismou em pintar o coitado de verde), veja o que acontece em milésimos de segundos:

1º) A luz branca (que é a mistura de todas as cores) sai da lâmpada em direção ao Totozites.
2º) Ao chegar na criatura, o cachorro absorve TODAS as cores, menos a cor verde
3º) A cor verde que ele não absorveu é refletida em direção aos olhos de Beltrides.
4º) Assim, Beltrides percebe que o seu cachorrinho é verde.

Isso ocorre com todos os objetos!
Deu pra entender? Não!? Veja meu "maravilhoso" desenho:





Agora deu? Bom, isso ocorre com a luz BRANCA. Seria, resumidamente, assim: todas as cores saemda lâmpada, batem no cachorro e somente uma delas (a verde) é "rebatida" (refletida" para os olhos da Beltrides.

Acompanhe nas próximas postagens:

- Por que o cachorro verde fica preto se eu colocar uma lâmpada de outra cor (menos verde) em vez de branca?

VINIC

Nenhum comentário: